Filme da Semana: Boyhood (ou o filme que vai levar o Oscar)
/
0 Comments
Era pra esse post ter sido feito há uns 2 meses, quando a gente assistiu ao filme, mas aí a gente começou a procrastinar o blog e...enfim, antes tarde do que nunca.
Não dá pra falar de "Boyhood" sem citar o fato de que ele levou 12 anos pra ser filmado. É a primeira coisa que chama atenção no filme e é isso que o torna tão especial.
O enredo é simples. A gente acompanha a história de Mason Jr. e sua família ao longo de 12 anos, e todas as dificuldades e conquistas vividas por eles. Desde as tentativas de Olivia (Patricia Arquette) de proporcionar a melhor vida possível a seus filhos, seja casando ou indo para a faculdade, até os esforços de Mason (Ethan Hawke) para ser um pai presente para Mason Jr. e Samantha (Lorelei Linklater) mesmo morando longe da família e , principalmente, como tudo isso influencia na vida e nas escolhas de Mason Jr.
A vida da família é retratada de forma muito realista. Se você tem irmã/irmão, é quase impossível não se identificar em algum momento com a relação entre Mason Jr. e Samantha. E é bastante possível reconhecer os esforços das nossas próprias mães em Olivia. E é essa sensação de conhecimento e identificação aliada ao fato de acompanharmos o amadurecimento real das personagens que nos faz terminar de ver o filme com a impressão de que realmente conhecemos aquela família. E esse é o grande trunfo de "Boyhood".
Não podemos esquecer também do sentimento de nostalgia presente no filme, com diversas referências ao começo dos anos 2000.
Até o momento "Boyhood" já levou os prêmios por melhor filme, melhor diretor (Richard Linklater) e melhor atriz coadjuvante (Patricia Arquette) no Globo de Ouro, no SAG awards levou melhor atriz coadjuvante e foi indicado ao Oscar por melhor filme, melhor diretor (Richard Linklater), melhor ator coadjuvante (Ethan Hawke), melhor atriz coadjuvante (Patricia Arquette), melhor roteiro original e melhor edição. Isso sem citar inúmeras outras indicações e vitórias em outros festivais e premiações importantes, como o Urso de Ouro.
Enfim, "Boyhood" é um filme que todos deveriam ver em algum ponto da vida, seja sozinho ou acompanhado, em um fim de semana bem bonito.
P.S.: Boyhood não levou o Oscar. Fuck you, Birdman.
P.S.: Boyhood não levou o Oscar. Fuck you, Birdman.